20080923
2 Pensadores

Todo poder emana do povo - Última parte, eu prometo!

terça-feira, setembro 23, 2008


Fortaleza dos debates! Você sente que a cidade está em período “eleitoreiro” quando vê duas coisas acontecendo: uma, é que a “terra da luz” fica empestada de obras súbitas, em uma “buraqueira” de tirar a paciência! É igual ao supletivo, o que não fizeram em três ou mais anos, querem fazer em um! Ou pior, em seis meses! Então, surge um monte de obras que permanecem inacabadas, nas quais o bom pensador vê logo uma “plaquinha” imaginária destinada aos eleitores “votadores”: “se eu não me re-eleger, isso vai ficar por fazer e quem vai se lascar é você!” Isso é mal, pois a cidade, que já não é boa para se transitar, fica ainda mais sobrecarregada de desvios e congestionamentos! A outra são os debates. É uma tal de réplica, tréplica e quadréplica que acaba o tempo e ninguém vê proposta nenhuma. Mas, debate que é bom tem que ter a ampla defesa e o contraditório, assim nós podemos ver a contradição que é um candidato a prefeito. Cada um querendo institucionalizar suas “verdades”, numa guerra de mostrar para o eleitor quem tem razão. Uma senhora que assistiu a um desses debates logo ficou na dúvida com a Dona Loira: - “se ela fez tudo o que disse, se a cidade é bela, por que ela chega nos debates escondida, entrando por portas especiais e cercada de seguranças?” A tal senhora achava que a Loirinha estava com medo do povo, pois nenhum outro candidato era assim.

Domingo, dia 21, houve mais um debate. Agora o psicólogo fica
só analisando debate. A candidata pedetista, mas de alma “tucaneza”, perguntou a Dona Loira com o quê ela gastou o dinheiro do cartão corporativo bancado pelos contribuintes, porque o Ministério Público já estava de olho nisso. E a Santa Dona Loira tem cartão corporativo? Eu não sabia! A Dona Loira “queimou ruim”. Mas, se os promotores estão escavando esse buraco é porque aí tem “guabiru”! E por falar em buraco o “hospital” da mulher está bonito no virtual, mas no real ele é só uma cova no meio do Jockey Club! Só tem barro lá... vai ver a Dona Loira pensa que pode melhorar a pele do “mulheril” dando banho de lama nelas. A prefeita de cachinhos dourados desejou criar uma projeção de que a Fortaleza é bela, que a Alice nunca saiu do País das Maravilhas! Na segunda metade do século XX, um professor de história francês, de nome Michel Foucault foi quem teve uma “sacação” fabulosa sobre essa coisa de fazer convencer para ter mais poder: o poder não seria um atributo do Estado, mas todas as relações entre pessoas envolveriam o poder. E o poder teria uma ótima fonte de energia que seriam as “verdades” pregadas pelas pessoas, os saberes. Os políticos não são diferentes, então, querem fazer o povo achar que tudo está maravilhoso e que ninguém pode reclamar de nada promovendo um saber que maquia a realidade nua e crua! Aí, o discurso deles é lindo! Por isso temos essa educação de “qualidade” que visa amansar o indivíduo, criando um tipo de sujeito que não presta atenção nas coisas!


A Dona Loirinha, que já faltou a seis debates, assumiu que a prefeitura possuía ainda muitas dívidas, embora algumas tenham sido pagas. Muitas dívidas? Ora, o psicólogo viu no site do Ceará Agora que as dívidas da prefeitura dobraram em dezenove meses! Ela vive pedindo empréstimo! E ainda teve coragem de gastar, segundo nota da própria prefeitura, R$ 2.247.500,00 no reveillon 2006! Ah, mas São Paulo gastou seis milhões, por que Fortal não poderia gastar dois e duzentos! Só que teve artista contratado que disse que não recebeu nada, viu! Mas, vieram o Roberto Carlos no 2007 e os Pára-lamas no 2008! Onde é que um “liseira” poderia ver um show desses! Olha aí como ela é boazinha! E houve muita denúncia. De pronto, a Assembléia Legislativa entrou na briga das denúncias. Os deputados queriam botar a Dona Loira p’ra correr, porém foram barrados pela “justiça” que disse que eles não tinham competência para isso, não era da “alçada” deles. A câmara municipal deixou as denúncias no esquecimento... afinal, o presidente da câmara Tim-tim, que agora é o vice da Loira, também é primo do governador “Bicho de Orelhas”, que levou a sogra para passear na Europa com um jatinho fretado pelo Governo do Estado e que é irmão do Ciro, o “pescoção”, que amava a “tucaneza pedetista”, que fora da eleição é comadre da Loira! E fica tudo em família, certo? Apóiam a Dona Loira e depois todo mundo vai brincar lá no Beach Park! O povo se indignou porque achou que a Loira estava fazendo igual aquele cara que te pede dinheiro emprestado dizendo que é p’ra pagar a prestação da casa e quando tem o dinheiro vai gastar tudo na bebedeira! Só que o russo Mikhail Aleksandrovitch Bakunin também era indignado com isso: o sufrágio universal, dizia ele, deveria ser uma porta de libertação contra os desmandos da aristocracia política. Só que a nova turminha eleita para governar, toma posse do poder, desbanca a que estava anteriormente, passa a se sentir superior, faz a mesma coisa que a aristocracia fazia e vira uma outra aristocracia! Assim, aquele sujeito que se diz esquerdista, opositor, que tinha uma conversa em prol do povo, quando ganha o poder muda o pensamento e o discurso em favor de si próprio e de uma classe dominante! E não foi assim com o Partido Comunista? Haja paciência Bakunin!


E o repentista foi logo soltando:
“Meus camaradas tenho que protestar, Fortaleza teria mais beleza, se a gente soubesse votar! O poder pode corromper e o povo, sempre enganado, fica logo a mercê de um grupo safado que só quer receber, mas o povo coitado, só queria um dia ver, seu país abastado, sem fome e sem desempregado, o seu salário crescer!”

2 Pensadores:

Anderson Marin Lima disse...

Olha, tudo o que você escreve não necessita especificar cidade... Se fosse só em Fortaleza, o Brasil não seria esse problemão que é... Em São Paulo, não sei se em ano eleitoral tem mais obras ou greves... É manifesto do sindicato do não-sei-o-quê, é "obra de construção do duto de ligação do canal de desassoreamento do córrego do blá-blá-blá"... São obras que, coincidentemente, são concluídas no ano das eleições... Incrivel não?

Anônimo disse...

Xii, infelizemente Porto Seguro escontra-se do mesmo jeito ou pior!!!
Abraçoooos

 
Toggle Footer
Top